Rolls-Royce 40/50 hp Silver Ghost Phaëton de 1921
Mercedes-Benz 300 SL Roadster
Mercedes-Benz 300 SL Roadster
Mercedes-Benz 300 SL Roadster
Mercedes-Benz 300 SL Roadster
Rolls-Royce Phantom II de 1934
Rolls-Royce Phantom II de 1934
Rolls-Royce Phantom II de 1934
Rolls-Royce Phantom II de 1934
Maserati Ghibli SS de 1969
Maserati Ghibli SS de 1969
Maserati Ghibli SS de 1969
Maserati Ghibli SS de 1969
Lamborghini Espada GT de 1971
Lamborghini Espada GT de 1971
Lamborghini Espada GT de 1971
Lamborghini Espada GT de 1971
Maserati Indy America de 1971
Jaguar E-Type Coupé de 1970
Jaguar E-Type Coupé de 1970
Jaguar E-Type Coupé de 1970
Jaguar E-Type Convertible de 1972
Jaguar E-Type Convertible de 1972
Jaguar E-Type Convertible de 1972
Jaguar E-Type Convertible de 1972
Ford Mustang de 1973
Mercedes-Benz 500 SLC Coupé de 1981
Aston Martin V8 Volante de 1980
Aston Martin V8 Volante de 1980
Aston Martin V8 Volante de 1980
Maserati Quattroporte Series II de 1968
Maserati Quattroporte Series II de 1968
Maserati Quattroporte Series II de 1968
Dois milhões de euros de carros descobertos num castelo suíço!

As chamadas "descobertas de celeiro", preciosidades automóveis que ficaram esquecidas décadas sem fim num qualquer armazém, são já um clássico para as grandes leiloeiras mundiais. Mas até para estas é raro o que foi parar às mãos da Bonhams: uma colecção de doze excepcionais automóveis desportivos que estavam guardados num castelo suíço! E que irão a leilão, em Maio, no evento Spa Classic Sale, a ter lugar na pista de Spa-Francorchamps, onde habitualmente se realiza o G.P. da Bélgica de F1.

Segundo as estimativas mais optimistas da leiloeira, o valor total do lote poderá atingir os 2,4 milhões de euros, mas como o leilão será totalmente aberto as licitações poderão levar os valores acima disso… Porque o que foi encontrado no castelo suíço – na verdade, para nós é mais o equivalente a um palacete –, cuja localização não foi revelada, foi um conjunto com algumas peças raras de elevado valor, estando todos os carros em excelente estado, pelo menos visualmente… apesar de alguns terem uma boa camadita de pó.

Há, contudo, duas peças que se destacam de toda a colecção e ambas avaliadas entre 600 e 800 mil euros. A mais antiga é um Rolls-Royce 40/50 hp Silver Ghost Phaëton de 1921, o modelo que mais terá feito na construção da aura de luxo e qualidade da marca, tendo sido considerado na sua época o melhor automóvel do Mundo. A outra é um Mercedes-Benz 300 SL Roadster de 1958, ou seja do segundo ano de produção de um modelo que está a comemorar o 60.º aniversário.

Há ainda um outro Rolls-Royce, um Phantom II de 1934, avaliado entre 80 e 120 mil euros mas, em valor, é batido por um dos três Maserati encontrados: um Ghibli SS de 1969 (100 a 150 mil euros), durante muitos anos o mais rápido Maserati de estrada jamais construído com o motor de 4,9 litros, capaz de atingir os 280 km/h! O actual Ghibli, na sua versão mais potente de 411 cv, chega aos 285 km/h, quase meio século depois! Desenhado por Giorgetto Giugiaro quando ainda trabalhava no estúdio Ghia, destaca-se pela frente muito afilada e por ser um verdadeiro "coupé" 2+2.

Os outros dois Maserati presentes no lote são um Quattroporte Series II de 1968 (40 a 70 mil euros) e um Indy America de 1971 (50 a 80 mil). Outro carro também bastante valorizado é o descapotável Aston Martin V8 Volante de 1980 (estimativa em 90 a 140 mil euros) que, na sua época, era o mais rápido e luxuoso descapotável no mercado, tendo sido (o V8) durante muitos anos o modelo de maior sucesso da marca britânica.

Sempre espectacular é o Lamborghini Espada GT de 1971, que a Bonhams espera arrematar algures entre os 70 e os 100 mil euros e que o próprio Ferruccio Lamborghini descrevia como "o meu Rolls-Royce, continua a ser muito rápido mas é também espaçoso e confortável"! Desenhado por Marcello Gandini, da Bertone, atingia o 250 km/h o que o tornavam, na sua época, o mais rápido automóvel de quatro lugares do Mundo.

Há ainda dois Jaguar E-Type, um coupé 4.2 de 1970 (30-40.000 €) e um descapotável V12 de 1972 (40-70.000 €), um Mercedes-Benz 500 SLC Coupé de 1981 (20-30.000 €) e, por fim, um pouco interessante (por não ser das gerações mais emblemáticas) Ford Mustang descapotável de 1973 (10-15.000 €).

Não havendo quaisquer detalhes sobre a colecção, sabe-se, contudo, que quase todos os carros têm quilometragens significativas. O que mostra que não foram propriamente carros de exposição ou de colecção privada mas que tiveram uma utilização normal por parte dos seus proprietários. Agora irão a leilão, no próximo mês de Maio, no magnífico cenário de Spa-Francorchamps!

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